domingo, 26 de junho de 2011

Sublinhando: Crie seus Próprios Resumos

TEXTO ORIGINAL: Após ter em mãos as anotações é importante fazer um resumo para cada capítulo do livro. Não precisa ser um resumo muito extenso, os resumos devem ser objetivos, sucintos e fáceis de compreender. Deve-se utilizar uma linguagem impessoal e o texto deve ser coeso, utilizando-se a voz ativa e o sujeito na terceira pessoa. Redigir um resumo requer um pouco de técnica, mas com treino e persistência é possível ir aprimorando os seus resumos. Pesquise alguns modelos de resumo na internet, leia e compare-os com o do texto integral.
Depois que você tiver todos os resumos de todos os capítulos de determinado livro é hora de organizá-los. Agrupe os resumos em alguma pasta, faça uma encadernação dos resumos ou agrupe-os em um fichário. Você deve sempre fazer leituras habituais de seus resumos. Quando tiver precisando fazer um trabalho ou pesquisa que necessite do conteúdo do livro, você já terá um excelente texto base com as principais idéias do autor.→ Leitura Eficaz II

NOVO SUBLINHADO: Após ter em mãos as anotações é importante fazer um resumo para cada capítulo do livro. Não precisa ser um resumo muito extenso, os resumos devem ser objetivos, sucintos e fáceis de compreender. Deve-se utilizar uma linguagem impessoal e o texto deve ser coeso, utilizando-se a voz ativa e o sujeito na terceira pessoa. Redigir um resumo requer um pouco de técnica, mas com treino e persistência é possível ir aprimorando os seus resumos. Pesquise alguns modelos de resumo na internet, leia e compare-os com o do texto integral.
Depois que você tiver todos os resumos de todos os capítulos de determinado livro é hora de organizá-los. Agrupe os resumos em alguma pasta, faça uma encadernação dos resumos ou agrupe-os em um fichário. Você deve sempre fazer leituras habituais de seus resumos. Quando tiver precisando fazer um trabalho ou pesquisa que necessite do conteúdo do livro, você já terá um excelente texto base com as principais idéias do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário